- PUBLICIDADE -

Aluno do Piauí vence prêmio internacional apoiado pela Caesb

04/06/2024 às 20:37, atualizado em 04/06/2024 às 20:40

Estudantes apresentaram soluções para meio ambiente, água e sustentabilidade ao Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O estudante Manoel José Nunes Neto, do Colégio São Francisco de Sales Diocesano no Piauí, venceu a etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, realizada nesta terça-feira (4), no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A premiação tem parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Manoel, de 17 anos, é autor do projeto Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo. Junto com jovens de mais de 40 países, o estudante piauiense concorrerá à final internacional do prêmio, a ser realizada no dia 27 de agosto em Estocolmo, na Suécia.

O projeto Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água representou o Piauí na premiação internacional | Foto: Cristiano Araújo/ Caesb

O prêmio é promovido pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden), tendo como parceira da final no Brasil a Caesb. Emocionada, Elisa Sohlman, CEO da Câmara Brasileira, ressaltou: “Esta iniciativa é um divisor de águas na vida de muitos dos nossos jovens brasileiros e reflete a força, a paixão e o potencial da gente aqui do Brasil. Cada participante carrega em si, não apenas a esperança de um futuro melhor, mas também a certeza de que suas contribuições são valiosas e necessárias”.

A secretária-geral da Caesb, Grazielle Borges, lembrou que o envolvimento de estudantes na causa do meio ambiente é importante para que se busquem soluções científicas a problemas climáticos, que resultam em tragédias como a que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Ela ressaltou que a companhia doou 45 mil copos de água e 3 mil cobertores à Defesa Civil gaúcha para atender os desabrigados pelas enchentes. Grazielle lembrou dos resultados alcançados pela companhia em termos de avanços na área de saneamento.

A etapa Brasil do prêmio foi integrada à agenda de eventos comemorativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho. Para a cerimônia de premiação, a Caesb apresentou aos estudantes o Expresso Ambiental. É um ônibus que transporta uma maquete de seis metros mostrando o Ciclo do Saneamento no DF, indo desde a captação da água bruta até a devolução de água tratada à natureza.

*Com informações da Caesb

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -