Escolas do Futuro abrem vagas para curso de Ciência de Dados
Compartilhar
Alunos que se inscreverem poderão aprender Ciência de Dados em três módulos: Gestão de Dados, Big Data e Análise de Dados (Fotos: André Bianchi e Edinan Ferreira)
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 142 vagas abertas para o curso técnico de nível médio de Ciência de Dados em cinco cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
O curso é gratuito e presencial, no período noturno, e tem duração de 1 ano e 4 meses. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de janeiro, exclusivamente pelo site.
O curso é oferecido em uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Telefônica Vivo, que trouxe a formação para Goiás.
Os alunos poderão aprender Ciência de Dados em três módulos: Gestão de Dados, Big Data e Análise de Dados.
“Este é mais um passo para aumentar o número de vagas dos cursos técnicos em tecnologia que temos em Goiás. Nós acreditamos no ensino técnico, que é algo muito forte em países mais desenvolvidos, e queremos um futuro melhor para nossos estudantes, com tecnologia e educação básica de ponta. Neste sentido, o curso de Ciência de Dados agrega muito para os goianos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Vagas por cidade
As vagas estão distribuídas pelas seguintes unidades:
- 28 vagas para a EFG José Luiz Bittencourt, em Goiânia;
- 29 vagas para a EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia;
- 28 vagas para a EFG Raul Brandão, em Mineiros;
- 29 vagas para a EFG Sara Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira; em Santo Antônio do Descoberto;
- e 28 vagas para a EFG Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás, que oferece, ainda, 30 vagas para o curso de Empresas Digitais.
Podem se inscrever moradores do estado de Goiás, a partir de 16 anos, com ensino médio completo, ou que estejam cursando o segundo ou terceiro ano até o ato da matrícula.
Todo o processo seletivo é regido por edital e será realizado em três etapas: inscrição no site EFG, avaliação da Média do Enem ou Média Global do último ano cursado no Ensino Médio e entrega da documentação exigida no ato da matrícula.
As Escolas do Futuro de Goiás são uma rede de ensino técnico e profissionalizante mantida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).
Saiba mais
Estado anuncia reajuste para professores das Escolas do Futuro e músicos
Sancionadas leis que beneficiam alunos das Escolas do Futuro de Goiás
Fonte: Agência Brasil