Após estudos sobre o orçamento e despesas da entidade, Cleber Lopes propõe isentar anuidade de advogados com até cinco anos de OAB
Compartilhar
Candidato da chapa verde vai realocar recursos que hoje são gastos com terceirizados para incentivar quem está começando a advogar
O candidato à presidência da OAB/DF, Cleber Lopes, vai isentar do pagamento da anuidade os advogados com até cinco anos de inscrição na seccional. A medida passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2025. O anúncio foi feito no início da noite desta terça-feira (12), após passar o dia reunido com uma equipe de profissionais que analisou todos os gastos da atual gestão.
“É um absurdo o que conseguimos constatar. O dinheiro da anuidade está sendo mal gasto e não se reverte em nada para quem mais precisa: exatamente quem está começando na carreira”, explica Cleber, que lidera a chapa verde.
De acordo com os dados levantados pela equipe contratada, os gastos da atual gestão da OAB/DF com terceirizados e em atividades secundárias, como promoção pessoal, quando realocados, são suficientes para isentar a base de advogados que têm registro nos primeiros cinco anos. Também permitirá que os inscritos com até 10 anos, tenham 25% de desconto.
“Se o advogado é quem sustenta a OAB/DF, os benefícios precisam ser diretamente para eles e não para gastos com áreas onde só quem se interessa é o grupo que está gerindo”, afirma o criminalista.
O estudo aponta que as despesas da gestão de Délio Lins e Silva Júnior não estavam disponíveis no Portal da Transparência para análise externa desde 2022. Após ofícios e cobranças de Cleber Lopes, os números começaram a ser publicados na página da seccional na internet.