Ibaneis e Celina ampliam Vai de Graça no DF
Compartilhar
Transporte público gratuito será reforçado no fim de semana da Independência, garantindo mobilidade e acesso aos eventos
Para celebrar o final de semana da Independência, os moradores do Distrito Federal vão poder viajar de transporte coletivo público sem pagar tarifa. O Vai de Graça valerá para o sábado (6) e o feriado no domingo (7). A determinação do governador Ibaneis Rocha foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em edição extra, nesta quinta-feira (4). Além disso, os ônibus vão ganhar reforço na frota para as comemorações da Independência do Brasil.
Segundo a vice-governadora, Celina Leão, a decisão do governador Ibaneis atende a população e garante acessibilidade aos grandes eventos que movimentam o Distrito Federal. “Já registramos um aumento de 70% na movimentação de passageiros nos domingos e feriados desde o lançamento do programa Vai de Graça. Por isso, realizamos ajustes para criação de linhas e mais horários que atendam a população. Um reforço no compromisso do GDF com a mobilidade e, consequentemente, com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirma.
Antes do programa, de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, o sistema registrava cerca de 270 mil acessos aos domingos, número que subiu para 460 mil viagens com o Vai de Graça. A partir da criação de linhas e mais horários para atender os passageiros, a demanda foi estabilizada.
Reforço da frota
No dia do desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, no feriado de domingo, os ônibus do transporte público do DF vão ganhar um reforço de 134 veículos para viagens extras entre as regiões administrativas e o Plano Piloto, das 7 horas às 13 horas. As linhas que já estão na rua vão rodar nos horários normais da tabela, tanto no sábado quanto domingo.
Vai de Graça
Com mais de seis meses em operação, o programa soma 37 dias de benefício para os passageiros de ônibus e metrô do DF. Em ocasiões especiais, como Carnaval, Semana Santa e outros feriados, o benefício do transporte público sem cobrança de tarifa tem sido estendido por meio de Decreto do GDF. Ao todo, o programa já registrou 19.265.775 acessos de graça nos coletivos da capital.