- PUBLICIDADE -

CUIDADO | Estelionatários vendem CNH pela internet

A compra do documento resulta em crime e fere artigo Do Código Penal; veja o manual do Detran-DF sobre como proceder para adquirir o documento

Por Redação

Um novo golpe tem ocorrido contra quem precisa emitir a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. Como o processo de emissão de 2ª via da CNH é feito por meio do sistema de biometria, estelionatários se aproveitam dessa condição para aplicar golpes e até mesmo vender CNHs.

Quem alerta para esse tipo de crime é o próprio Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que tem feito campanha para alertar sobre os riscos de se expor as irregularidades que norteiam o processo de aquisição da CNH. Como o próprio órgão ressalta, o processo conduzido e acompanhado pelo Detran-DF pela obtenção da CNH é seguro e também utiliza de procedimentos via internet, porém isso ocorre somente nos primeiros momentos.

“O processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH é seguro, já que se inicia com a biometria, onde há a coleta de digital e registro de fotos do candidato”, diz o departamento.

Ilegal

Comprar CNH, seja de forma pessoal ou através da internet, é crime. O motorista que utilizar uma CNH comprada, ou seja, falsa, e for flagrado pelas autoridades, enfrentará inúmeras complicações. O motorista será submetido a um inquérito policial e ainda corre o risco de ser indiciado pela utilização de documento falso. Além de infringir o artigo 299 do Código Penal, relacionado à falsificação de documentos e à falsidade ideológica.

Manual de Obtenção da CNH

Para evitar crimes e fraudes desta natureza, o Detran-DF produziu um manual de obtenção de CNH para candidatos à permissão para dirigir veículo e à atualização de condutores. O download do manual poderá ser realizado, gratuitamente, no site do Departamento.

Acesse o Manual de Obtenção da CNH – http://www.detran.df.gov.br/manual-de-obtencao-da-carteira-nacional-de-habilitacao-cnh/

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -