- PUBLICIDADE -

Secretaria de Saúde do DF reforça sobre importância da vacinação contra a poliomielite

A meta é vacinar 95% de 160 mil crianças com idade abaixo de 5 anos; está também em vigor a Campanha Nacional de Multivacinação

Por Redação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que, na primeira semana de vacinação contra a poliomielite, 7.314 crianças (4,5%) menores de cinco anos foram vacinadas. A meta da campanha é vacinar 95% de 160 mil crianças em todo o DF. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 5 de outubro e segue até o dia 30 deste mês.

“As salas de vacina estão preparadas para receber as crianças com toda a segurança que o momento de pandemia exige. É importante os pais levarem seus filhos para protegê-los contra a poliomielite; e, aproveitando a oportunidade, a equipe da área de imunização vai verificar se há alguma pendência na caderneta de vacinação e completar as doses”, garante o titular da SES-DF, Osnei Okumoto.

A Campanha Nacional de Multivacinação é destina a crianças e jovens; vacinação segue até dia 30 de outubro

A pasta informa ainda que mesmo tendo tido um bom início de campanha, a vacinação para crianças com idade entre 3 e 4 anos incompletos ficou abaixo do esperado. Segundo a SES-DF, esse público, neste primeiro momento, correspondeu a 4,5% das crianças vacinadas, cerca de 1.783 crianças. Outro índice que ainda está baixo é com relação a crianças com idades entre 1 e 2 anos incompletos – com 2.033 vacinados, 4,6%.

“A dose da poliomielite é extra para crianças de um a menores de cinco anos de idade. Tivemos baixa adesão e baixa procura. Das pessoas que procuraram as salas de vacina, 59% precisaram fazer a atualização da situação vacinal. Mesmo que não tenha o cartão de vacina, orientamos que procurem as unidades para que a equipe possa fazer a verificação da situação”, destaca a enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de imunização da SES-DF.

Essa queda na vacinação de crianças com idade abaixo de 1 ano acontece desde 2015. No ano passado, por exemplo, a taxa de vacinação para esse público foi de 89,2%, já, este ano, entre janeiro e abril, a porcentagem de crianças desta idade vacinadas foi de 67,3%.

“No período de janeiro a abril deste ano, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, comunica a SES-DF.

Além da vacinação contra a poliomielite está também em vigor a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até dia 30 de outubro. O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes com idade abaixo de 15 anos e tem a função de atualizar o cartão de vacinação. “Os dados parciais da campanha de 2020 mostram que 12.546 pessoas de até 15 anos compareceram às salas de vacinação entre os dias 5 e 9 deste mês”, informa a pasta.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -