- PUBLICIDADE -

No ano que celebra 14 anos da Lei Maria da Penha, DF registra aumento de 13% nos crimes dessa natureza

Tanto segmentos da sociedade civil quanto do GDF estão realizando ações de conscientização sobre a necessidade de se reduzir crimes contra a mulher; campanha agosto Lilás busca sensibilizar sociedade sobre a violência doméstica e familiar

Por Redação

O mês de agosto desde o ano passado é utilizado para lembrar sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres. Intitulado de “Agosto Lilás”, a campanha que é a nível nacional, também é uma forma de celebrar a data da promulgação da Lei Maria da Penha, que este ano completa 14 anos. No Distrito Federal, diversas ações sociais estão marcando o momento. O Governo do DF (GDF) é outro setor da sociedade que aderiu a esta campanha. Através de suas secretarias da Mulher e de Economia, o governo tem realizado palestras virtuais com o tema “Violência de gênero, pandemia global” até sexta-feira (14), pelo site.

Outra ação nesse sentido do poder público tem sido a entrega de 14,5 mil máscaras faciais contra a covid-19 em feiras públicas do DF. A distribuição é voltada às mulheres e junto haverá também uma campanha de conscientização sobre direitos humanos.

Campanha alerta para importância do combate à violência contra mulher no DF

A menção à violência contra a mulher é um assunto caro no DF. Isso porque, dados da Polícia Civil do DF (PCDF), divulgados pela imprensa, mostram que de janeiro a junho deste ano o número de casos flagrantes de crimes relacionados à Lei Maria da Penha aumentou 13%. Em números concretos, este ano os crimes desta natureza foram de 1.885, no mesmo período do ano passado, eram 1.668.

Por outro lado, os casos de violência doméstica caíram em relação ao primeiro semestre do ano passado. Em 2019, foram 9.910 casos, este ano esse total ficou em 9.702 casos.

Para denunciar casos de violência contra mulher basta acessar o site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. Ou pelo telefone 197, na opção 3. Na ligação telefônica, a vítima é transferida para a delegacia mais próxima do endereço dela.

Endereço de locais de atendimento à mulher no DF

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)

  • Endereço: EQS 204/205, Asa Sul
  • Telefones: (61) 3207-6195 e (61) 3207-6212

Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam II)

  • Endereço: NM 2, Conjunto G, Área Especial, Ceilândia Centro

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

  • Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sala 144
  • Telefones: (61) 3343-6086 e (61) 3343-9625

Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar

  • Telefone: 197 e (61) 3190-5291

Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal

  • Telefone: 180

Plantão da Polícia Militar

  • Telefone: 190

Secretaria da Mulher do DF

  • Telefone: (61) 99415-0635
  • E-mail: vocenaoestaso@mulher.df.gov.br

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -