- PUBLICIDADE -

Papuda volta com visitas presenciais após dia 20 de agosto, informa secretário de Administração Penitenciária do DF

Adval Cardoso garante estar estudando a melhor forma para o retorno dos encontros que estão suspensos desde março; Ministério Público recomenda medidas de segurança em transporte público

Por Redação

Após ficarem impossibilitados de receber visitas presenciais de seus familiares, os internos do Complexo Prisional da Papuda, deve voltar com os encontros no final de agosto. Em razão da pandemia, a direção do presídio decidiu por suspender as visitas no dia 12 de março. Durante um período, a Papuda foi um dos locais com mais casos de covid-19 no DF. Até o início de julho, dados da Secretaria de Saúde apontavam para 1,5 mil infectados. À época, três internos e um policial penitenciário tinham morrido pela doença.

Agora com decisão de retomar as visitas, o Governo do Distrito Federal (GDF) atende a reivindicação de familiares dos presos que exigem a retomada das visitas. Os familiares alegam que é um direito dos internos terem contato com os familiares, direito que seria assegurado pelo Código Penal.

Em entrevista à imprensa local, nesta quarta-feira, 22, o secretário de Administração Penitenciária, Adval Cardoso, confirmou que as visitas começarão a partir do dia 20 de agosto, quando deverá ser permitida a visita de familiares e amigos dos detentos.

“A segurança dos servidores e também de sentenciados e seus familiares são nossa prioridade. Desta forma, estamos verificando o melhor formato para que as visitas ocorram, minimizando os riscos e priorizando a saúde de todos”, disse Cardoso.

Transporte público

O risco de se contaminar por covid-19 nos transportes público é alto, pelo fato dos transportes estarem sempre lotados, mesmo neste período de pandemia. No DF, o Ministério Público local (MPDFT) recomendou que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) adote medidas preventivas para tentar conter a contaminação dos usuários do transporte público.

Reduzir a contaminação no transporte público deve ser a meta do GDF para o próximo período

De acordo com o MPDFT, para poder circular sem risco aos passageiros, as empresas de ônibus e também o Metrô, deve exigir e fiscalizar o uso de máscaras entre os usuários. Além disso, recomenda-se também a desinfecção dos assentos e das barras de apoio dos ônibus e do Metrô.

A Semob diz ter acatado as recomendações e já tem feito os ajustes para poder exigir a execução das medidas no dia a dia. A pasta informa que 12 mil fiscais estão atuando no DF para vistoriar o transporte público a respeito do cumprimento das normas de segurança. Entre essas normas, ainda está a demarcação de 1,5 metros nos locais de embarque e a mudança nos horários das linhas para atender às mudanças no novo horário comercial.

As empresas também foram aconselhadas a oferecer, na entrada e na saída, desinfetante aos usuários dos coletivos. Além disso, exige que os rodoviários e metroviários sejam testados constantemente.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -