Notice: Array to string conversion in /home/newsblackcom/public_html/wp-includes/shortcodes.php on line 433
- PUBLICIDADE -
Array

Secretaria de Educação do DF divulga cronograma para retorno das aulas presenciais na rede pública

Antes do retorno os profissionais passarão por testes de covid-19 e realizarão curso de formação sobre como se prevenir contra doença; as aulas presenciais, de início, funcionarão com rodízio de estudantes

Por Redação

O retorno às aulas nas escolas públicas do Distrito Federal já tem cronograma definido. Ontem (14), a Secretaria de Educação divulgou como será a volta às aulas a partir do dia 3 de agosto. Também nesta segunda-feira começaram as aulas no modo a distância, quando o estudante vai fazer ter aulas em casa, porém a presença está sendo exigida. Agora, com a divulgação do cronograma, fica estabelecido que a retorno aulas presencial se dará de forma gradual.

Primeiro, todos os profissionais da educação precisarão fazer teste de covid-19 antes de retornarem às escolas. A programação da pasta diz que entre os dias 3 e 14 de agosto, a Secretaria de Saúde (SES-DF) realizará o teste e, depois, entre os dias 17 e28 de agosto, os profissionais do magistério e assistência vão passar por curso de formação para ter conhecimento sobre os protocolos de segurança a ser seguido nas unidades escolares, de acordo com as orientações da SES-DF.

“Nós testaremos os professores, cumpriremos todos os protocolos, e teremos uma volta gradual e segura para toda a comunidade da educação. ade da educação. Ter um retorno do processo educacional, mas de forma segura e absolutamente planejada”, garante Leandro Cruz, secretário de Educação do DF.

Pelos planos da Secretaria de Educação, o retorno presencial dos alunos de forma integral será, primeiro, com os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que estão programados para voltarem no dia 31 de agosto. Depois será os alunos do ensino médio, que retorna no dia 8 de setembro, e depois os alunos do ensino fundamental, cuja data de retomada será dia 14 de setembro, nesse dia também voltam os estudantes da Escola do Parque da Cidade (PROEM). Os últimos a reiniciar os estudos serão alunos e alunas do ensino infantil, que voltam dia 21 de setembro, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque.

Aulas presenciais

De início as aulas presenciais serão segmentadas, ou seja, o governo diz que irá adotar um sistema de rodízio entre os estudantes. Assim, a cada 15 dias um parcela dos estudantes vão à escola enquanto a outra estuda de casa. “Metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas (no caso daqueles que não tiverem acesso)”, explica o GDF. Esse modelo está previsto para vigorar até o final deste ano.

Retorno das aulas presenciais será gradual e Educação Infantil só volta dia 28 de setembro

Neste retorno também fica proibido que os estudantes permaneçam nas escolas por mais de um turno. O uso de máscaras e o distanciamento entre os estudantes e profissionais da educação são obrigatórios.

Somente os Centros Interescolares de Línguas (CILs) e as escolas Parque continuarão com atividades exclusivamente remotas.

Educação Infantil

No dia 28 de setembro será a vez de retornar às aulas o público da educação infantil. E os Centros de ensino especial, de educação precoce e as classes especiais, os estudantes só retomam as atividades no dia 5 de outubro. Nesses espaços também os protocolos de segurança contra a covid-19 deverão ser adotados.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -